quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Beleza

Hm, meio cedo pra esse tópico, até porque não pensei o suficiente nele ainda...
Em todo caso, veio e preciso externar, nem que eu apague depois e reescreva (o que seria uma tremenda deslealdade, não o farei).

Enquanto buscava alguma foto minimamente interessante para o perfil do blog (por enquanto ficou esta, deixo no post, porque, me conhecendo, mudará in no time; mas vale pelo contexto, e porque achei legal pra caralho), por começar a explorar outros e ver fotos das pessoas, me ocorreu que, via de regra, mulheres têm que ser bonitas. E ponto.


Não digo como quem concorda. Verdade seja dita, não concordo. Queria muito que a contribuição da biologia não influenciasse no juizo das pessoas umas sobre as outras. Mesmo porque, a biologia absolutamente NADA tem a ver com se alguem é decente, pensante, interessante ou displicente, embora a galera (me incluo nessa) esqueça disso.

Também não estou aqui para fazer uma defesa das feias. Acho, sim, e daí sim é biológico, e questão de sobrevivência na selva, que toda garota deve se ajudar, porque é como se consegue o espaço de fato. Sim, é primitivo. Mas, sim, é o que é. Se a biologia não ajuda, que ajude a moda, a diversão que é se embonecar, escolher cores diferentes de esmalte, cortar o cabelo...

Já tive muita crise com beleza. Não por ser feia, antes o contrário (melhor parte é poder dizer e NINGUÉM torrar com um "que mina que se acha"), eu não queria que me achassem bonita. Mania feminista da mãe, eu acho, que incutiu desde a tenra idade nesta moça que nada pode ser menos nobre que ser só linda.

E, de novo, não é que eu ache que deve-se ser só linda, não acho. Mas são exatamente esses extremos que enlouquecem todas as mulheres que eu conheço. Não se pode ser feia, simplesmente porque é contraproducente, ninguém te dá bola. Não se pode ser bonita, não se é levada a sério...
Vai achar meio termo! Daí a feia que se arruma tá se achando, e a bonita esculachada não se ajuda... Ô, saco!

É complicado falar disso, porque pra mim nunca foi um fator determinante. Meus romances SEMPRE foram pessoas feias, com raras exceções, e eu fui me dar conta disso há muito pouco tempo. Mas essas pessoas sempre tinham um histórico muito "bonito". Me pergunto: sou mais uma no pacote? Se eu fosse feia, quem teria me olhado? Me olharam por que mesmo? Que graça eu tenho, hein?

Pensar isso tudo me faz adorar, de fato, a caveirinha. Essencia de todas nós, onde somos iguais, e onde importa o que tem dentro. Talvez ela dure mais aqui do que eu previ inicialmente. :)

Enfim, pequenas crises do madrugadão. Tenho uma hora para levantar.
Há. Sinto muito, youtube nela.

Um comentário:

  1. Não tem nada de errado no que vc falou! Na verdade, vc tem toda a razão! Mulher tem que ser bonita, mesmo a gente não aceitando, essa é a realidade.
    A mídia nos impõe isso... revistas femininas vêm com capas do tipo: "Emagreça 5 quilos em 3 dias"..."Tenha uma barriga chapada"... "Saiba como ficar com a barriga perfeita"... e assim vai... Agora, me fala, como as mulheres vão amar o próprio corpo e se amarem do jeito que são, sendo que todo mundo mostra pra elas que elas precisam ser magras e lindas??
    Difícil né!!
    Mulheres ficam encanada com tudo isso devido aos que outros impõem a elas...
    A verdade é que todas seriam bem mais felizes se aceitassem o corpo e a beleza do jeito que é... mas isso é só ideologia... não passa de um sonho!!

    Adorei o texto!! Continua com blog =D
    Beijão

    ResponderExcluir